Seneca III – Uma das versões mais vendidas do Piper Seneca. Muitas unidades desse modelo ainda estão voando, transportando passageiros e cargas, inclusive no Brasil. Com um olhar mais atento, percebe-se as hélices de três pás, que geram menos ruído, e o para-brisa em peça única.
A terceira versão do Seneca, o Piper PA-34-220T Seneca III, foi lançada no início da década de 1980. A mudança na designação desse modelo reflete mais uma vez uma melhoria estética, uma melhoria na motorização e uma melhoria nos aviônicos. Foram escolhidos na fabricação da aeronave os motores Continental TSIO-360-KB, os quais produzem 220 hp (cavalos) de potência na decolagem e no início da subida, porém mantêm essa potência somente por alguns minutos, com uma redução em seguida para 200 hp.
Com esse aumento da potência, e com o limite dos motores aumentado de 2.575 rpm para 2.800 rpm, melhorou a performance de subida e cruzeiro. Essa terceira versão da aeronave também incorporou um novo para-brisa inteiriço (a peça metálica central foi retirada, resultando em um conjunto mais elegante), um painel de instrumentos metálico, ao invés de plástico, e alguns modelos tinham flaps operados eletricamente.
O peso máximo de decolagem do Seneca III foi aumentado ainda mais para aproximadamente 2.150 kg e o peso máximo de pouso também foi aumentado para aproximadamente 2.050 kg.
A maioria das unidades de Seneca III foram fabricadas com sistema elétrico de 14 volts, entretanto algumas dezenas de unidades foram fabricadas com sistema de 24 volts. O Seneca III foi a primeira versão com o sistema de degelo do bordo de ataque das asas, oferecido como opcional.
Mais de 900 unidades do Seneca III foram fabricadas.