Robinson R44 Raven II Azul – 2011
Robinson R44 Raven II Azul – 2011
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Robinson R44 Raven II Azul – 2011
Robinson R44
R44
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Robinson R-44 – O helicóptero monomotor a pistão mais vendido do mundo |
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Descrição | |
Tipo / Missão | Helicóptero utilitário leve e de treinamento de uso civil e militar |
País de origem | Estados Unidos |
Fabricante | Robinson Helicopter Company |
Período de produção | em produção |
Quantidade produzida | 5610 (2012)[1] unidade(s) |
Custo unitário | $425,000 (2011) |
Desenvolvido de | Robinson R22 |
Desenvolvido em | Robinson R66 |
Primeiro voo em | 31 de março de 1990 (27 anos) |
Introduzido em | 1993 |
Tripulação | 1 ou 2 |
Passageiros | 2 passageiro(s) |
Carga útil | 340 kg (750 lb) |
Especificações (Modelo: R44 Raven II) | |
Dimensões | |
Comprimento | 8,96 m (29,4 ft) |
Altura | 3,3 m (10,8 ft) |
Diâmetro do(s) rotor(es) | 10,1 m (33,1 ft) |
Peso(s) | |
Peso vazio | 657,7 kg (1 450 lb) |
Peso carregado | 1 134 kg (2 500 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x Lycoming IO-540-AE1A5 de seis cilindros |
Potência (por motor) | 245 hp (183 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 240 km/h (129 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 200 km/h (108 kn) |
Alcance (MTOW) | 560 km (348 mi) |
Teto máximo | 4 300 m (14 100 ft) |
Notas | |
Dados de: Robinson R44 Raven II Pilot’s Operating Handbook and FAA approved rotorcraft flight manual, datado de 13 de junho 2005. | |
O Robinson R-44, é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo, e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo.[2]
O pequeno Robinson R-44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontose heliportos, e também para viagens intermunicipais.[2]
A primeira versão do R-44, a mais simples, denominada R-44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada R-44 Raven, com a introdução no projeto dos comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela Textron.[2]
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.[3]
Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R-22para dar origem ao Robinson R-44, com um grande número de mudanças que tornou o R-44 um modelo diferente de aeronave. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming IO-540 com carburador do R-44 Astro e do R-44 Raven.
Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, o R44 é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.
O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.
Referências
- Ir para cima↑ Robinson Journal-2013.
- ↑ Ir para:a b c «Robinson R-44». Robinson Helicopters. Consultado em 25 de outubro de 2014
- Ir para cima↑ «Mercado Que Só Cresce». Aero Magazine. Consultado em 25 de outubro de 2014
FICHA TÉCNICA
- Capacidade
- 1+3
- Motor(es)
- 1x Lycoming IO-540
- Potência máx. de decolagem por motor
-
182 kW245 shp
- Peso vazio
-
678 kg1.495 lbs
- Velocidade de cruzeiro rápido
-
214 km/h116 kts
- Autonomia com tanque Standard
-
555 km300 nm
- Teto de vôo pairado (IGE)
-
1.219 m4.000 ft
- Teto de vôo pairado (OGE)
-
2.286 m7.500 ft
- Capacidade dos tanques
-
80 l177 US gal
empre Hangarado, Uso Particular, Todos os SB’s e AD’s em Dia, Estado de novo.
Categoria | Pistão |
Fabricante | ROBINSON |
Modelos | R44 RAVEN II |
Ano | 2011 |
Horas totais | 1400 |
Nº de Assentos | 1 + 3 |
Informações Gerais
R44 Raven II – Azul Com Faixas Douradas – Sempre Hangarado – Estado de Novo
Célula
Horas totais de célula: 1400
Qtd. de pousos realizados: 1400
Motor(es)
Horas totais(TTSN): 1400
Horas disponíveis(TBO): 800
Aviônicos e Rádios
Bendix King KY196A COMM 1
Garmin GNS-430W COMM2 / GPS
Indicador Garmin GI-106A
Transponder Garmin GTX-327
Cronometro Digital Astrotech – LC2
Gyro Horizonte Mid-Continent
Bússola Vertical Precision – PAI-700
Equipamentos Adicionais
Bancos em couro Bege
Ar Condicionado
Janelas Bolha
H.I.D. Land Lights
L.E.D Nav Lights
4x Fones Bose A20